O capitalismo já provou que não consegue suprir as necessidades e os anseios da humanidade, esse modelo prega a liberdade, entretanto que liberdade é essa que nos faz ir a um shopping ver um produto e não poder comprar ou ainda sentir vontade de viajar e não poder porque não temos dinheiro. Isso não é liberdade. Ele é um dos grandes causadores da violência e das demais mazelas que presenciamos mundo afora, pois nos estimula a querer consumir cada vez mais. Um jovem desempregado estimulado pela mídia, sente vontade de ter um tênis o qual não possui condições para comprar, e o que ele faz? Rouba e até mata para possuir esse tênis.
Não nos preocupamos com o outro, pensamos que é apenas obrigação do Estado, estamos preocupados em comprar nosso carro, nossa casa, coisas materiais que pensamos nos fazer feliz. Dane-se quem está passando fome, dane-se a guerra, dane-se a crise, dane-se os problemas ambientais. Estou na MINHA casa, com MEU carro, com MEU emprego. Dane-se o resto. Esse pensamento egoista que o sistema capitalista enaltece no ser humano é o grande provocador das desigualdades sociais.
Não estou querendo aqui fazer apologia a um modelo socialista, mesmo porque esse também já mostrou que não consegue suprir nossas necessidades, além de mostrar que é um modelo ditatorial tão quanto ou mais que o capitalismo. Precisamos é repensar a humanidade e resgatar o que há de melhor em nós, um sistema que busque ver o Ser Humano não apenas como um ser individual ou social, mas um ser Universal.